1 – A cerveja é a terceira bebida mais popular do planeta — sendo superada apenas pela água e pelo chá, que detêm o primeiro e segundo lugares, respectivamente.
2 – O local com o maior consumo de cerveja per capita do mundo é a República Tcheca, com pouco mais de 140 litros por pessoa ao ano.
3 – Sabia que quando Charles Manson — o famoso líder de uma seita assassina nos EUA — era criança, sua mãe o vendeu em troca de um jarro de cerveja?
4 – Um tipo da bebida, a tafelbier, cujo conteúdo de álcool fica entre 0,5% e 2,8%, era servida para a molecada em escolas belgas até a década de 80.
5 – Na Áustria existem piscinas de cerveja, e na Rússia, a bebida só foi ser classificada oficialmente como alcoólica em janeiro de 2013.
6 – No Antigo Egito, na época dos faraós, a cerveja era usada como moeda, e no século 13, era comum que as pessoas batizassem seus filhos com cerveja na Noruega.
7 – No século 19, a explosão de um tanque de uma cervejaria situada em Londres causou uma inundação de cerveja que provocou a morte de pelo menos 8 pessoas.
8 – Em 1963, Albert Heineken desenvolveu garrafas de cerveja que podiam ser usadas como “tijolos” para a construção de casas sustentáveis em países pobres.
9 – A cerveja foi considerada ilegal na Islândia até o dia 1 de março de 1989! Hoje, a data é celebrada anualmente como “Dia da Cerveja” na capital do país.
10 – Há alguns anos, um porco roubou — e bebeu — 18 cervejas em um camping na Austrália, ficou bêbado e, depois, tentou arranjar briga com uma vaca. E ainda no assunto de bichos beberrões, as lesmas gostam de cerveja.
11 – Quando o dinamarquês Niels Bohr recebeu o Nobel de Física, em 1922, a Carlsberg concedeu a ele o fornecimento perpétuo de cerveja — instalando um sistema que abastecia sua casa com a bebida.
12 – Na década de 50, os EUA conduziram uma série de testes nucleares próximos a cervejas para descobrir se seria seguro tomar a bebida depois ou se elas se tornavam radioativas. Os cientistas concluíram que é possível beber, sim.
13 – Os canudinhos mais antigos de que se tem notícia foram desenvolvidos pelos sumérios por volta do ano 3 mil a.C. — e eles eram usados para beber cerveja.
Fonte: adaptado do site “Megacurioso” (https://goo.gl/4TXiVp)