HARMONIZAÇÕES COM CERVEJA IPA

Harmonização • 23/03/20 às 18h51

HARMONIZAÇÕES COM CERVEJA IPA

Essa pequena sigla não representa apenas um estilo, vindo originalmente da Inglaterra, ela retrata um símbolo, representa todo um movimento que fez com que as cervejas especiais/artesanais tomassem o mundo, principalmente porque era uma resposta às cervejas pálidas, translúcidas e sem expressão que tomaram conta do mercado cervejeiro no pós-guerra.
Quando falamos em cerveja IPA, o que esperamos encontrar? Se você respondeu qualquer coisa diferente de “lúpulo”, está precisando beber melhor… Lúpulo é uma florzinha maravilhosa: quando pensamos nele a primeira coisa que nos vem à cabeça sobre é amargor e aroma, mas essas só são duas das três funções do lúpulo, usado inicialmente no século XI pela freira Hildegard Von Bingen por conta da função de conservação da cerveja. Daí por diante as IPAs, conhecidas por quantidades maiores de lúpulo, crescem envoltas em místicas e mistérios. Reza a lenda que no período em que a Inglaterra colonizou parte da Índia no século XVII, pela necessidade de conservar a cerveja durante longas viagens de navio do Reino Unido até a Índias Orientais (daí a origem do nome India Pale Ale), era adicionada uma carga muito maior de lúpulo na receita. Em contrapartida, alguns historiadores afirmam que essa história não passa de lenda, pois existem registros históricos anteriores à colonização que mostram que este estilo de cerveja era uma versão mais intensa da clássica Pale Ale consumida na Inglaterra.
Seja como for, as IPAs estão presentes no mundo inteiro e variações deste estilo costumam surgir em todos os lugares, sobretudo por conta do terroir do lúpulo (zonas onde são cultivados lúpulos adequados para produção de cerveja), que trazem perfis completamente diferentes à esta bebida.

4 HARMONIZAÇÕES COM CERVEJAS IPAS

IPA


Encontramos aqui a versão original deste estilo. Bem maltada, com aromas e sabores que remetem a caramelo e biscoitos, amargor acentuado, corpo médio-baixo, carbonatação média adequada ao estilo e aromas lupulados bem terrosos e levemente resinoso. Aqui gosto de harmonizar com comida baiana, vatapá, caruru, acarajé ou com queijo gorgonzola, macarrão ao molho pesto, por exemplo.

American IPA

Aqui encontramos uma versão da IPA clássica e com o exagero clássico dos americanos e aromas lupulados que remetem a frutas cítricas como maracujá e grapefruit e/ou tropicais com aromas que remetem a manga, melão e abacaxi. Com amargor mais intensificando, esta IPA harmoniza bem com hambúrguer artesanal, pizzas variadas e macarronada.

Belgian IPA
Na Bélgica encontramos excelentes e caras cervejas. Conhecida por sua grande variedade de leveduras, esta versão de IPA leva a assinatura belga carregando aromas temperados e condimentados característico das leveduras da Bélgica. Pode ter qualquer perfil de lúpulo: o inglês (terroso e leve resinoso), alemão (herbal, floral e leve aroma de grama recém-cortada) ou americano (frutado, cítrico e tropical). Entretanto, em boa parte escolhe-se lúpulos americanos por conta da tradição belga da inserção de frutas nas receitas. Harmoniza muito bem com comida mexicana como burritos, nachos e tacos.

New England IPA

Costuma ser bastante frutada, uma explosão de aromas de frutas cítricas e tropicais, turva e corpo médio-alto com sensação de boca aveludada, muitas vezes pela inserção de aveia e trigo. É possível encontrar alguns rótulos levemente acidificados, mas a maioria delas, servida num copo de vidro, tem um aspecto maravilhoso de suco de frutas. Aqui a gente pode brincar com diversas harmonizações, afinal de contas o estilo permite uma variação imensa de sabores e aromas. Harmoniza muito bem com todos os pratos anteriores, com salmão ao molho de maracujá, massas variadas e aquele churrasco maravilhoso.

Fonte: Clube do Malte

Compartilhe nas Redes Sociais

Comentários

Deixe seu comentário

O seu comentário será avaliado por nossa equipe antes de ser postado.

"Pequenos detalhes fazem da experiência
de consumir cerveja um momento sublime.
Único em cada gole. Surpreendente
em todos os momentos.
Buscamos os segredos da tradicional arte cervejeira
e trazemos direto para o seu paladar."

Cerveja 100% Artesanal