COMO PREPARAR UMA TÁBUA DE FRIOS

Dicas e Notícias • 29/03/19 às 12h44

COMO PREPARAR UMA TÁBUA DE FRIOS

O primeiro utensílio importante para uma tábua de frios é, literalmente, a tábua. É claro que pode ser improvisada, caso não tenha nenhuma disponível, mas ela faz bastante diferença na hora da apresentação.
Pode ser em madeira, cerâmica, vidro, pedra ou plástico. O formato também é variável: redonda, quadrada, retangular, rústica, com relevo e mais. Uma opção para improvisar a tábua é algum prato raso bonito que você tenha em casa!


MONTAGEM

Fazer uma tábua de frios exige basicamente que você selecione os componentes da montagem: embutidos, queijos, frutas, pães, torradas, molhos, patês, etc. A lógica inicial é pensar em quantas pessoas irão comer e quais os gostos de cada uma (caso não saiba, o ideal é escolher uma variação maior a fim de agradar).
Pensando em deixar a tábua mais bonita, compre frios de formatos diferentes: queijos inteiros para fazer cortes desiguais, queijos em palito, embutidos fatiados para fazer rolinhos e dobras, embutidos em cubinhos, etc. E procure dispor as opções na tábua, intercalando as cores e os formatos.
Para saber quanto de frios comprar, veja a média de consumo por pessoa na tabela abaixo. Com base nela, basta calcular pela quantidade de convidados que você terá, para mais ou menos:

Peso

300g serve em média 2 pessoas;
600g serve em média 4 pessoas;
900g serve em média 6 pessoas;
1,2kg serve em média 8 pessoas;
1,5kg serve em média 10 pessoas.


FRIOS TRADICIONAIS 

Presunto, Presunto Parma, Copa, Queijo Prato, Mortadela, Provolone, Lombinho, Salame italiano, Salame, hamburguês, Mussarela, Mussarela de búfala, Peito de chester, Lombo Pastrami, Frios light, Blanquet de peru, Peito de peru, Presunto de peru, Queijo Prato light, Mussarela light, Mortadela light, Queijo minas, Molhos, patês e geleias, Azeitona, Alho, Atum, Peito de peru, Presunto, Berinjela, Geleias (frutas vermelhas, goiaba, damasco, pimenta, etc.), Mel. 

Acompanhamentos:

Pães (francês, baguete, de forma, integral, etc.), mini pães de queijo, torradas, azeitonas, picles, palmito, tomatinhos, batata, calabresa, ovos de codorna, pistache, castanhas, damasco, legumes cortados (cenoura, pepino, etc), azeite, limão, frutas (Morango, Uva, Cereja).


TÁBUA DE FRIOS SIMPLES

Na hora de montar uma tábua de frios simples, leve em conta poucos ingredientes, os essenciais para a apresentação. É possível fazer a montagem com produtos que você já tenha na geladeira e armário, por exemplo:
Presunto ou salame, Queijo mussarela, Salsicha, Azeitona, Pães ou torradas

Fonte: adaptado do site “Testa pra mim” (https://goo.gl/LSXqfL) 

Compartilhe nas Redes Sociais

Comentários

Deixe seu comentário

O seu comentário será avaliado por nossa equipe antes de ser postado.

"Pequenos detalhes fazem da experiência
de consumir cerveja um momento sublime.
Único em cada gole. Surpreendente
em todos os momentos.
Buscamos os segredos da tradicional arte cervejeira
e trazemos direto para o seu paladar."

Cerveja 100% Artesanal